Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo tecnologico de um nectar misto de caja (Spondias Lutea L.) e umbu (Spondias tuberosa, Arruda Camara)

Texto completo
Autor(es):
Rafaella de Andrade Mattietto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos
Data de defesa:
Membros da banca:
Hilary Castle de Menezes; Fernanda Paula Collares Queiroz; Maria Luzenira de Souza; Shirley Aparecida Garcia Berbari; Flavio Luis Schmidt; Helena Maria André Bolini
Orientador: Hilary Castle de Menezes
Resumo

Atualmente, observa-se uma nova tendência no consumo alimentar, com uma demanda cada vez maior por alimentos devido às suas propriedades nutricionais e funcionais. Os sucos de frutas são fontes importantes de vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e fibras, cujo efeito na saúde é fundamental. Pelo crescente interesse em produtos saudáveis, houve uma grande expansão na agroindústria de frutas, principalmente aquelas com características sensoriais bastante exóticas, provenientes na sua grande maioria da região Norte e Nordeste do país. Mesmo com todo esse crescente interesse, inúmeras espécies frutíferas de excelentes propriedades nutricionais e sensoriais, com grande potencial de industrialização, continuam sem um destaque maior. Entre elas, pode-se citar o umbu (Spondias tuberosa Arr. Câmara) e o cajá (Spondias lutea L.), ambas espécies pertencentes à família Anacardiaceae. Apesar de terem sido alvo de algumas recentes pesquisas quanto à sua composição e aproveitamento tecnológico, estes frutos ainda apresentam uma grande escassez de dados científicos. Considerados como de alta perecibilidade, o estudo sobre o seu aproveitamento torna-se ainda mais importante, pois assim um grande desperdício pode ser evitado. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver um néctar misto, à base dos frutos de umbu e cajá, que atendesse não só ao requerimento nutricional, como também ao sensorial. A pesquisa também se propôs a verificar como os processos tecnológicos envolvidos afetaram as características de ambos os frutos. O umbu e o cajá foram escolhidos para este projeto de pesquisa não somente devido ao seu apelo exótico e pela necessidade de um melhor aproveitamento tecnológico dessas matérias-primas, mas também por suas propriedades funcionais. Estes frutos são ricos em taninos e, além disso, o cajá apresenta teores elevados de carotenóides. Estes compostos vêm sendo estudados pelas suas atividades antioxidantes, o que faz do néctar proposto um produto com características funcionais, além das suas propriedades nutricionais (AU)

Processo FAPESP: 01/10304-0 - Estudo tecnológico de um suco misto de umbu (Spondias tuberosa Arruda Câmara) e cajá (Spondias lutea)
Beneficiário:Rafaella de Andrade Mattietto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado