Busca avançada
Ano de início
Entree


A barganha nacionalista-pragmatica: a politica externa do segundo governo Vargas para os Estados Unidos (1951-1954)

Autor(es):
Danilo Jose Dalio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Shiguenoli Miyamoto; Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes; Suzelei Kalil Mathias
Orientador: Shiguenoli Miyamoto
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Ciência Política
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Biblioteca Prof. Dr. Octavio Ianni
Resumo

As relações com os Estados Unidos se constituíram como um dos fatores fundamentais nos planos industrializantes do segundo governo Vargas. Embora inserido em uma conjuntura "quente" da Guerra Fria, de indefinições e incertezas no conflito bipolar, as condições essenciais a uma "política de barganha" não pareciam esgotadas para o governo Vargas. Tanto o alinhamento político-militar como a cooperação econômica eram termos negociáveis na primeira metade dos anos 50. Trata-se, portanto, de entender como o governo Vargas articulou esses termos nas negociações com os Estados Unidos em prol do desenvolvimento econômico nacional. As contradições no governo varguista, provenientes de conflitos e interesses internos e internacionais, são objeto de divergências na historiografia brasileira, sobretudo no tocante à definição do caráter da política externa do governo Vargas, do sentido de seu nacionalismo e do seu projeto de desenvolvimento. A noção de barganha nacionalista-pragmática não pretende refutar essas contradições, mas servir como um fundamento sob o qual elas puderam objetivamente conviver (AU)

Processo FAPESP: 07/57261-0 - A barganha nacionalista-pragmatica: a politica externa do segundo governo vargas para os estados unidos (1951-1954).
Beneficiário:Danilo Jose Dalio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado