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Choro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri: formalismo estrutural e presença de aspectos da musica brasileira

Texto completo
Autor(es):
Mauricio Zamith Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Mauricy Matos Martin
Orientador: Mauricy Matos Martin
Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Chôro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, obra através da qual analisa a relação entre os aspectos da música brasileira e o formalismo estrutural que caracteriza a produção do compositor. Antes, a pesquisa estabelece uma contextualização da vida e da obra de Camargo Guarnieri no cenário musical brasileiro, iniciando-se com um capítulo que aborda exclusivamente os dados biográficos do compositor: sua herança cultural interiorana, seus professores e mestres mais significativos, sua afirmação artística. Em seguida a dissertação traz um capítulo que envolve a presença de Camargo Guarnieri o nacionalismo brasileiro, compreendendo as origens do movimento, a inserção natural de Camargo Guarnieri na estética nacionalista e o envolvimento do compositor, ainda muito jovem, com o mentor intelectual do nacionalismo musical brasileiro: Mário de Andrade. O terceiro capítulo contextualiza o Chôro para piano e orquestra dentro do momento histórico em que foi composto - a década de 50, período emblemático da história da música brasileira. Em função do padrão clássico de estruturação formal que caracteriza a obra, este capítulo também estuda a relação de Camargo Guarnieri - assim como da corrente nacionalista em geral -com o neo classicismo. Na seqüência é traçado um histórico contendo informações gerais da obra. O quarto capítulo traz uma análise musical do Chôro para piano e orquestra, abordando de maneira especial a construção motívica de cada movimento. O quinto e último capítulo detecta e comenta os aspectos caracteristicamente nacionais da obra, tendo à luz os conceitos presentes no Ensaio sobre a Música Brasileira de Mário de Andrade, referência máxima na consolidação do nacionalismo no Brasil (AU)

Processo FAPESP: 96/12086-0 - O choro para piano e orquestra de camargo guarnieri: formalismo estrutural e presenca de aspectos da musica brasileira.
Beneficiário:Mauricio Zamith Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado