Busca avançada
Ano de início
Entree


A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões

Texto completo
Autor(es):
Eliana da Silva Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Miguel
Orientador: Antonio Miguel
Resumo

O trabalho situa-se no campo de pesquisa que investiga a participação da História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossa questão central de investigação consistiu em identificar os valores que estariam sustentando a naturalização do processo de transmissão da prática social do cálculo escrito na instituição escolar. Tal identificação foi realizada através de uma problematização do diálogo ocorrido, durante sessões interativas de investigação, entre a pesquisadora e um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Por sua vez, essa problematização tomou como ponto referência alguns aspectos da história dos processos de apropriação da prática social do cálculo escrito ao modo hindu-arábico. Os trabalhos de Michel Foucault constituíram fonte de inspiração para o desenvolvimento da pesquisa (AU)

Processo FAPESP: 00/03682-5 - O ensino do calculo escrito na formacao de professores: a historia como possibilidade de pensar questoes do presente.
Beneficiário:Eliana da Silva Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado