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Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada

Texto completo
Autor(es):
Paula Baracat De Grande
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Angela Kleiman; Marilda do Couto Cavalcanti; Maria Silvia Cintra Martins
Orientador: Angela Kleiman
Resumo

Este trabalho investiga a construção de identidades profissionais de professores em uma experiência de formação continuada. A pesquisa, de caráter qualitativointerpretativista, enfoca dados gerados em um curso de formação continuada inserido no programa Teia do Saber, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, entre junho e novembro de 2006. A pesquisa parte da perspectiva sócio-cultural dos Estudos de Letramento (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2001) e da concepção dialógica e social de linguagem do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1995). Considerando as identidades como construídas e reconstruídas nas práticas discursivas e, portanto, múltiplas (HALL, 1998), a pesquisa assume que o processo de formação profissional é identitário e busca entender como vão se construindo as identificações de professores com práticas, conceitos, teorias na relação e no embate entre os co-enunciadores. Pelas discussões e análise apresentadas, percebemos quais vozes se fazem relevantes nesse processo. Conhecê-las é importante para repensarmos a atuação de formadores de professores e refletirmos sobre os discursos que circulam sobre os professores e as políticas públicas de formação docente. A análise mostra que os professores trazem para a interação vozes que circulam na esfera de formação e prática docente para se fortalecerem enquanto grupo profissional frente ao formador, à academia e à opinião pública. A análise das estruturas de participação (CAZDEN, 1988; SCHULTZ; FLORIO; ERICKSON, 1982; GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GARCEZ, 2002) nas interações do curso observado, caracterizadas como institucionais, mostra como professores alfabetizadores são posicionados e se posicionam discursivamente como alunos e como essa situação institucional e assimétrica tem implicações na construção de identidades no curso. A partir de condicionantes da situação de interação de sala de aula, o trabalho mostra momentos em que as professoras constroem uma orientação argumentativa contrária a do formador e, como efeito, formam um coletivo entre os professores. É possível notar que, para se construírem identitariamente, professores ora dialogam com vozes de outros cursos de formação, que funcionam como argumentos de força maior na argumentação, ora retomam o formador e se alinham à perspectiva do curso observado (AU)

Processo FAPESP: 07/56531-3 - Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada
Beneficiário:Paula Baracat de Grande
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado