Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião - três ...
Elaboração e aplicação da disciplina "Improvisação" na graduação em Música Popular...
Nacional Popular e Música Instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo
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Autor(es): |
Almir Cortes
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2012-02-24 |
Membros da banca: |
Esdras Rodrigues Silva;
Antônio Rafael Carvalho dos Santos;
Jorge Luiz Schroeder;
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas;
Paulo José de Siqueira Tiné
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Orientador: | Esdras Rodrigues Silva |
Resumo | |
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática". Fontes bibliográficas relacionadas a cada um dos gêneros serviram de base para a identificação de suas principais características, procedimentos musicais e contextualização sociocultural. A relação do choro, do frevo e do baião com a "música instrumental" foi analisada a partir de composições selecionadas, por meio da transcrição de gravações e também através da execução de parte deste repertório. A reflexão sobre a aplicação prática deste material foi realizada principalmente através do estudo de procedimentos metodológicos desenvolvidos na jazz theory, utilizando como referencial teórico trabalhos publicados por autores como: Aebersold (1992), Baker (1989), Coker (1991), Crook (1991), Haerle (1980) e Levine (1995). Como complemento para este estudo, foram feitas pesquisas de campo envolvendo observação de aulas e realização de entrevistas semiestruturadas com professores, músicos e pesquisadores ligados aos três gêneros e à improvisação. A análise dos dados foi fundamentada tanto na reflexão teórica, quanto na experiência prática do pesquisador enquanto instrumentista e educador. Desta forma, foi possível obter um panorama do momento atual do ensino da música popular e apresentar outras ferramentas e possíveis abordagens, sugestões de exercícios e atividades para a prática da improvisação no âmbito do choro, do frevo e do baião. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o estudo da improvisação na música popular brasileira, assim como apontar caminhos alternativos para a pesquisa na área de práticas interpretativas (AU) | |
Processo FAPESP: | 06/06571-6 - Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião - três matrizes da "música instrumental" brasileira |
Beneficiário: | Almir Côrtes Barreto |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |