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Território usado e movimento hip-hop: cada canto um rap, cada rap um canto

Texto completo
Autor(es):
Renan Lelis Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Márcio Antonio Cataia; Adriana Maria Bernardes da Silva; María Mónica Arroyo
Orientador: Márcio Antonio Cataia
Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões que objetivam discutir o hip-hop como uma manifestação territorial que assume particularidades regionais e que tem no rap uma das suas formas de existir. Este tipo de música, mesmo possuindo uma linguagem universal, assume características regionais distintas, utilizando-se cada vez mais dessa diversidade regional para criar sinergias capazes de projetar e de fazer ouvir suas reclamações. Assim, apropriando-se das técnicas do período atual, em um processo que vai da produção à distribuição das músicas, surgem rap's regionais criados a partir de elementos genuinamente brasileiros. O hip-hop, que abrange uma grande quantidade de jovens e tem profundas ligações com os lugares, torna-se ferramenta de solidariedade orgânica, haja vista que essa manifestação assumiu uma posição bastante relevante frente a questões urgentes relacionadas a segmentos sociais desfavorecidos e fez, também, com que membros de um movimento não-institucional passassem a participar da política formal, concorrendo a cargos públicos, participando de editais e da criação de leis (AU)

Processo FAPESP: 10/04784-8 - Horizontalidades e verticalidades nas estratégias políticas de regionalização do Hip Hop no Brasil.
Beneficiário:Renan Lelis Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado