Busca avançada
Ano de início
Entree


Da institucionalização do monacato a monaquização do episcopado na Provença de João Cassiano e dos Ierinianos (seculos IV eV)

Texto completo
Autor(es):
Rossana Pinheiro Jones
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Néri de Barros Almeida; Carlos Roberto Figueiredo Nogueira; Fabiano Fernandes; Marcelo Candido da Silva; Pedro Paulo Abreu Funari
Orientador: Néri de Barros Almeida
Resumo

O trabalho intitulado "Da institucionalização do monacato à 'monaquização' do episcopado na Provença de João Cassiano e dos lerinianos (séculos IV e V)" trata de uma das características do cristianismo da Gália: a emergência dos monges-bispos. Esta pesquisa foi norteada pela reflexão sobre os motivos que fizeram dos mosteiros os "viveiros de bispos" por excelência ao longo do conturbado século V. Com isso, procurou-se determinar o lugar ocupado pelos monges na estrutura eclesiástica provençal e o papel que desempenharam para a articulação dos vínculos político-sociais gauleses, bem como para a construção de uma noção de autoridade fundamental para o exercício do poder sobre bens e sobre homens por parte dos bispos, consolidado no século VI. Para desenvolver a pesquisa, contamos com uma documentação de natureza diversa, oriunda, em sua maioria, da região da Provença, no Sudeste da Gália. Os documentos aqui apresentados foram produzidos, fundamentalmente, entre 390 e 470 d.C, período este considerado a "era de ouro" da abadia de Lérins, de onde saíram os bispos mais importantes da Gália. Também nos concentramos na perspectiva de monaquismo apresentada e divulgada por um dos principais teóricos do monaquismo gaulês, João Cassiano. Assim, o trabalho diz respeito ao processo de institucionalização do monacato provençal, tal qual formulado por João Cassiano e realizado na abadia de Lérins. Tal processo é visto como a etapa fundamental e determinante para a consolidação da função episcopal (AU)

Processo FAPESP: 06/53350-5 - Autoridade, poder e interioridade em João Cassiano (360-433 D.C)
Beneficiário:Rossana Pinheiro-Jones
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado