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Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910

Texto completo
Autor(es):
Ricardo Santa Rita Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luzia Margareth Rago; Diva do Couto Gontijo Muniz; Maria Stephanou; Maria Lucia Mott; Fernando Antonio Lourenço
Orientador: Luzia Margareth Rago
Resumo

Esta tese deDoutorado tem como objetivo estudar os discursos e as práticas educacionais no Brasil, entre 1870 e 1910, buscando perceber como a partir destes se constituíram os modelos de formação das identidades de gênero em nossa sociedade. A análise desenvolvida aqui se filia ao pós-estruturalismo, tendo como principal matriz teórica os escritos do filósofo Michel Foucault , marcadamente, a analise discursiva desenvolvida por-este autor em A arqueologia do Saber. Costituem também, um importante suporte para o trabalho desenvolvido, nesta tese, as considerações tecidas sobre a história das mulheres pelos estudos de Gênero (AU)

Processo FAPESP: 96/07511-3 - Educação, gênero e modernidade: um estudo sobre a educação no Brasil entre 1870 e 1910
Beneficiário:Ricardo Santa Rita Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado