Busca avançada
Ano de início
Entree


Um metodo para avaliar os aspectos ambientais da produção de alcool combustivel e o conceito de eficiencia ambiental

Texto completo
Autor(es):
Manuel Antonio Valdes Borrero
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
José Tomaz Vieira Pereira; Eugenia Maria Reginato Charnet; Arsenio Oswaldo Sevá Filho; Paulo de Barros Correia; Isaias de Carvalho Macedo
Orientador: José Tomaz Vieira Pereira
Resumo

Neste trabalho é apresentado um método de avaliação do relacionamento entre a produção de álcool combustível e o meio ambiente. A qualidade desse relacionamento e o conceito de eficiência ambiental são representados em forma de índice. Esse índice expressa a relação entre os resultados econômicos e a demanda de recursos naturais tomando como base os indicadores das atividades desenvolvidas em três usinas produtoras de álcool combustível no Estado de São Paulo. O indicador de desempenho ambiental médio para uma determinada atividade foi adotado como sendo o valor médio da atividade nas três usinas ou quando disponível, aquele da literatura especializada. A técnica estatística de Analise de Correspondência foi utilizada para explicitar o relacionamento entre a produção de álcool e parâmetros selecionados de eficiência ambiental. Esta técnica demonstrou ser uma poderosa ferramenta de gerenciamento. Nenhuma das três usinas analisadas alcançou o nível alto de eficiência ambiental em todos os parâmetros (AU)

Processo FAPESP: 96/05550-1 - Avaliacao dos aspectos ambientais da producao do alcool combustivel proposta de um sistema de gerenciamento ambiental para a agroindustria alcooleira do estado de sao paulo.
Beneficiário:Manuel Antonio Valdes Borrero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado