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Caranguejos com cérebro: uma análise dos hibridismos musicais realizados pelo movimento manguebeat

Texto completo
Autor(es):
Ricardo de Lima Zollner Júnior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Eduardo Ribeiro de Paiva; Marcos Scarassatti; Ricardo Goldemberg
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
Resumo

Este trabalho analisa o chamado Manguebeat, movimento originário da cidade de Recife (Brasil) no início dos anos 90 do século XX, que tem como principal característica a apropriação e a hibridização de diferentes materiais da cultura popular e também de materiais advindos da cultura de massa ou cultura pop. A pesquisa contextualiza o movimento dentro do campo da música popular contemporânea e da indústria fonográfica, relacionando-o com os adventos técnicos de gravação e produção musical, refletindo sobre o uso do sampler e da apropriação reciclada como estética. Discute-se também as proximidades e contrastes com outros movimentos artísticos, como o Armorial e a Tropicália, refletindo conceitos como cultural global e local, tradição e tecnologia (AU)

Processo FAPESP: 07/52563-8 - Caranguejos com cérebro: análise do hibridismo musical realizado pelo movimento manguebeat
Beneficiário:Ricardo de Lima Zollner Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado