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O Ensino da Arte e a cultura popular

Texto completo
Autor(es):
Izabel Mota Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Haydée Dourado de Faria Cardoso
Orientador: Haydée Dourado de Faria Cardoso
Resumo

O presente trabalho se propõe a desenvolver uma estratégia para a utilização da cultura popular (ou de referência, do aluno) quanto ao ensino da Arte, através da aplicação dos princípios da Abordagem Triangular. As manifestações selecionadas são o Bumba-meu-Boi e o Tambor-de-Crioula da cidade de São Luís, Maranhão e, como material de apoio, a dança do Jongo das cidades de Guaratinguetá e Cunha, São Paulo. A escolha dessas manifestações deve-se ao fato de serem bastantes populares e portarem variados aspectos: coreográficos, visuais, formas de cantos, dramatizações. Além disso trazem em seu bojo elementos referentes à formação histórica, econômica, política, social, brasileira. Nelas vamos encontrar uma fonte rica em arte popular. Procuro mostrar que, apesar de as escolas, em sua maioria, terem como público alunos de classes populares, não promovem o aproveitamento desse material. O enfoque adotado é qualitativo e envolve observações de campo e experiências pessoais recentes e anteriores junto a manifestações da cultura popular. Foram efetuadas, igualmente, observações em salas de aula, entrevistas com arte-educadores e alunos de São Luís e São Paulo. Numa escola da capital paulista foi realizado um experimento visando aplicar as propostas acima mencionadas (AU)

Processo FAPESP: 96/05307-0 - A cultura popular como recurso didático para a arte-educação
Beneficiário:Izabel Mota Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado