Busca avançada
Ano de início
Entree


Aspectos quantitativos da neurogênese pós-natal no gânglio cervical cranial de Cutias (Dasyprocta aguti - Linnaeus, 1766)

Texto completo
Autor(es):
Fernando Vagner Lobo Ladd
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro; Márcia Rita Fernandes Machado; Julia Maria Matera
Orientador: Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro
Resumo

O presente estudo analizou nove gânglios cervicais craniais esquerdos (GCC) de Cutias (Dasyprocta aguti) machos oriundos do criatório da Universidade Federal Rural do Semi Árido Nordestino de Mossoró- RN. Nestes animais foi estimado o número total dos neurônios (mono e binucleados), bem como seus volumes, volume do gânglio, a densidade neuronal e densidade de volume neuronal durante o desenvolvimento pós-natal (maturação): animais neonatos, jovens e adultos. Os GCCs foram fixados com solução de formoldeído (4%) em PBS, embebidos em solução de ágar e seccionados sistemática, uniforme e aleatoriamente para a aplicação dos métodos estereológicos entre os quais disector e rotator ópticos. para a estimativa da densidade e do volume neuronal, respectivamente. Houve diferença significativa entre os grupos etários para os parâmetros: volume ganglionar, número total de neurônios binucleados, volume neuronal médio de neuronios mono e binucleados e densidade de volume neuronal. A conclusão é de que a idade influencia quantitativamente a dinamica neuronal do GCC de cutias e futuramente estes dados servirão como base para a investigação da ocorrência de divisão celular durante o período pós-natal em roedores. (AU)

Processo FAPESP: 05/57968-0 - Aspectos quantitativos na neurogenese pos natal do ganglio cervical cranial de cotias (dasyprocta aguti).
Beneficiário:Fernando Vagner Lobo Ladd
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado