Busca avançada
Ano de início
Entree


Uso do geoprocessamento na identificação de áreas de risco para infestação humana pelo Amblyomma cajennense (Acari: Ixodidae) no Município de Piracicaba, SP

Texto completo
Autor(es):
Patricia Marques Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Ferreira; Marcos Amaku; Marcelo Bahia Labruna; Luiz Jacintho da Silva; Luciano Martins Verdade
Orientador: Fernando Ferreira
Resumo

Utilizou-se técnicas de geoprocessamento e imagens geradas pelo Sistema Landsat 7 - ETM+, para identificar áreas favoráveis ao crescimento das populações de Amblyomma cajennense e, conseqüentemente, o risco de infestação humana pelo carrapato no Município de Piracicaba, São Paulo, Brasil. As imagens de satélite permitiram determinar os valores de temperatura e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) que, em associação com as variáveis, densidade de eqüinos e modelo preditivo de distribuição de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), foram utilizadas para construir um modelo de risco multivariado identificando assim áreas favoráveis ao crescimento de populações do carrapato. Verificou-se que a população humana exposta às regiões altamente desfavoráveis ou desfavoráveis ao crescimento de populações de A. cajennense é de, no mínimo, 70,14% podendo chegar a 96,16%. Por outro lado, de 0,04% a 15,23% da população está exposta a áreas favoráveis ou altamente favoráveis ao longo do ano. (AU)

Processo FAPESP: 02/03899-0 - Emprego do sensoriamento remoto na identificação de áreas de risco para infestação humana por Amblyomma cajennense.
Beneficiário:Patrícia Marques Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto