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Estudo teórico-experimental da ebulição convectiva do refrigerante R-134a em tubos lisos

Texto completo
Autor(es):
Paulo Eduardo Lopes Barbieri
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Maria Saiz Jabardo; Enio Pedone Bandarra Filho; Luben Cabezas Gómez; André Luiz Seixlack; José Roberto Simões Moreira
Orientador: Jose Maria Saiz Jabardo
Resumo

Apresenta um estudo teórico-experimental da ebulição convectiva do fluido refrigerante R-134a no interior de tubos lisos. Os parâmetros físicos disponíveis para medida foram: pressão, temperatura, vazão de refrigerante e potência de aquecimento, os quais, juntamente com o registro fotográfico, foram utilizados para caracterizar os padrões de escoamento e as transições, investigando-se os efeitos do diâmetro do tubo, da velocidade mássica e do fluxo de calor sobre a perda de pressão e a transferência de calor. Os principais padrões de escoamento visualizados foram: o intermitente, o anular e o estratificado, nos quais constatou-se que, as transições são governadas, principalmente, pelos efeitos da velocidade mássica e do diâmetro do tubo. Dentre estes padrões de escoamento, o anular e o estratificado foram modelados analiticamente. O modelo para o escoamento anular foi utilizado na obtenção de correlações para o fator de atrito interfacial e para espessura do filme de líquido. O modelo para o escoamento estratificado foi dividido em duas partes, uma destinada a obter a configuração da interface, a qual se mostrou côncava e a outra destinada à determinação dos fatores de atrito líquido-parede e interfacial os quais foram correlacionados (AU)

Processo FAPESP: 01/00416-5 - Estudo teorico/experimental da ebulicao convectiva de refrigerantes halogenados em tubos lisos e internamente ranhurados.
Beneficiário:Paulo Eduardo Lopes Barbieri
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado