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Uso de microssimulação na avaliação da sustentabilidade de corredores rodoviários

Texto completo
Autor(es):
Giovane Zito Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Reynaldo Anselmo Setti; Helena Beatriz Bettella Cybis; Eiji Kawamoto
Orientador: Jose Reynaldo Anselmo Setti
Resumo

A pesquisa relatada nesta dissertação procura demonstrar como um modelo microscópico de simulação pode ser usado para produzir dados para a quantificação de medidas de desempenho relacionadas ao transporte sustentável, de tal forma que seja possível incorporar a contribuição individual de cada veículo que viaja pela rede em cada medida de desempenho utilizada. Para tanto, é apresentado um estudo de caso no corredor Anhangüera-Bandeirantes, entre São Paulo e Jundiaí, onde foram propostas quatro estratégias operacionais hipotéticas para ilustrar como o índice de sustentabilidade pode ser utilizado na tomada de decisões na área de transportes. O modelo de simulação de tráfego utilizado foi o Integration que teve seus parâmetros de entrada recalibrados a partir dos fluxos obtidos dos laços indutivos instalados ao longo do corredor estudado. As matrizes O/D utilizadas nas simulações foram estimadas através do QueensOD e as medidas de desempenho constituintes do índice de sustentabilidade proposto foram : a taxa de viagem, o consumo de combustível e as emissões de HC, CO e \'NO IND. X\'. (AU)

Processo FAPESP: 01/05250-8 - Análise de estratégias de operação de um corredor rodoviário por simulação
Beneficiário:Giovane Zito Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado