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Viabilidade ambiental de traçados rodoviários: o caso do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Vinícius Gregolin Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Evandro Mateus Moretto; Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo; Marcelo Montaño
Orientador: Evandro Mateus Moretto
Resumo

A definição da localização de um empreendimento é uma das principais decisões que determinará a magnitude e a importância de grande parte dos impactos ambientais negativos resultantes de sua instalação e operação. Porém, é visto que a dimensão ambiental normalmente não está presente nas análises de localização do projeto que ocorrem previamente ao licenciamento ambiental, levando-se em consideração apenas as dimensões técnicas e econômicas. Um dos motivos atribuídos a esta ausência é que normalmente não existem ou não estão disponíveis informações ambientais de natureza secundária que revelem restrições territoriais para a localização do empreendimento previamente ao processo de licenciamento ambiental, sendo normalmente produzidas posteriormente durante a elaboração do estudo ambiental dentro do processo de avaliação de impacto ambiental. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar as possibilidades para o estabelecimento de uma base referencial de informações sobre potencialidades e restrições ambientais e territoriais como suporte ao estudo de alternativas de traçados rodoviários, previamente ao início do processo formal de avaliação de impacto ambiental e de licenciamento ambiental do projeto. Para isso, foram identificados quais são os principais fatores territoriais necessários à análise prévia de viabilidade ambiental de traçados rodoviários, utilizando-se como estudo de caso do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, na região metropolitana de São Paulo. Foram aplicadas técnicas de geoprocessamento para trabalhar os dados encontrados e assim, foram produzidas três diretrizes de traçado a partir das restrições ambientais, as quais foram discutidas junto da potencialidade do território, identificando alterações que podiam ter sido feitas no traçado construído da rodovia. As discussões mostram que, ainda que existam certos limites (como a padronização dos dados trabalhados e a escala trabalhada), é possível compatibilizar potencialidades e restrições territoriais ambientais na concepção de alternativas de localização, previamente ao processo de licenciamento ambiental, para o caso de empreendimentos rodoviários. (AU)

Processo FAPESP: 09/13418-8 - Análise de viabilidade ambiental do traçado do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, São Paulo
Beneficiário:Vinicius Gregolin Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado