Busca avançada
Ano de início
Entree


Aplicações de técnicas de Sensoriamento Remoto na análise multitemporal  do ecossistema manguezal na Baixada Santista, SP

Texto completo
Autor(es):
Carlos Alberto Sampaio de Araujo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Americo Conti; Teodoro Isnard Ribeiro de Almeida; Jarbas Bonetti Filho
Orientador: Luis Americo Conti
Resumo

Este trabalho examina as características evolutivas de manguezais (Sistema Estuarino de Santos, estado de São Paulo) através da oportunidade de acessar os impactos cumulativos de mudanças ambientais e suas consequências na vegetação. Para atingir este objetivo foi testado uma metodologia de detecção de mudança baseado no processamento de 9 imagens Landsat. Fora estabelecido uma rotina de trabalho o qual proporcionou a extração de bosques de mangue através de uma classificação orientada a objetos. Análises subseqüentes de índices de vegetação foram efetuadas para caracterizar a evolução de aspectos espectrais relativos aos manguezais. Também foram aplicados a extração de medidas de métricas relativas a estrutura da paisagem. Dados auxiliares, como um Modelo Digital de Elevação e imagens de alta resolução espacial propiciaram um melhor entendimento das análises efetuadas. Todos os dados gerados foram integrados em Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os resultados apontaram que a área como um todo apresentou tendências de recobrimento de manguezais em termos de área e vigor entre 1985 e 1999, quando se tronou relativamente estável, mostrando variações locais de regeneração e degradação. A avaliação geral das formas e padrões dos bosques de manguezais baseados na delimitação de áreas e medidas da estrutura da paisagem mostraram melhores resultados quando comparados com análises de índices de vegetação, que parecem ser sensíveis a flutuações ambientais ocorridas quando da aquisição das imagens. (AU)

Processo FAPESP: 08/51579-0 - Aplicacoes de tecnicas de sensoriamento remoto na analise multi-temporal de sistemas costeiros com enfase no ecossistema manguezal. exemplo do sistema estuarino de santos/sao vicente, sp.
Beneficiário:Carlos Alberto Sampaio de Araujo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado