Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações de técnicas de sensoriamento remoto na análise multi-temporal de sistemas costeiros com ênfase no ecossistema manguezal. exemplo do Sistema Estuarino de Santos/São Vicente, SP

Processo: 08/51579-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Luis Americo Conti
Beneficiário:Carlos Alberto Sampaio de Araujo
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Sistema de informação geográfica (SIG)   Geoprocessamento

Resumo

Os sistemas costeiros apresentam um elevado grau de complexidade de estudo e uma difícil sistematização. Isto ocorre, pois neles atuam inúmeros processos de natureza distintas, e os estudos realizados contemplam generalizações e aproximações de determinados fenômenos. Estes, por- suavez, ocorrem nas mais diversas escalas temporais e espaciais. Nesse contexto, o sensoriamento remoto orbital se afirma como uma fonte de dados inigualável, uma vez que representam uma fonte de dados sinótica, principalmente nas últimas décadas. Dada a importância dos manguezais nos ambientes costeiros é de fundamental importância o seu mapeamento e monitoramento de acompanhamento de sua evolução, no intuito de entender a sua dinâmica. No presente trabalho é proposto o estabelecimento de uma rotina de implementação de projetos em sensoriamento remoto e SIG aplicados às zonas costeiras com enfoque no ecossistema manguezal, utilizando-se, para tanto, imagens, multi-temporais landsat (TM e ETM+), afim de verificar a variabilidade espaço-temporal (detecção de mudança) no que diz respeito a cobertura do solo deste ambiente no Sistema Estuarino de Santos - São Vicente, uma área assolada por impactos antrópicos, seja pela atividade industrial, portuária ou expansão urbana, Este trabalho contemplará parte do projeto "Mapeamento de indicadores ambientais e utilização de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento em regiões costeiras. Caso de estudo: Sistema Estuarino de Santos/São Vicente, Estado de São Paulo." (processo FAPESP 2007/02419-8). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTI, LUIS AMERICO; SAMPAIO DE ARAUJO, CARLOS ALBERTO; CUNHA-LIGNON, MARILIA. Spatial database modeling for mangrove forests mapping; example of two estuarine systems in Brazil. MODELING EARTH SYSTEMS AND ENVIRONMENT, v. 2, n. 2 JUN 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Carlos Alberto Sampaio de. Aplicações de técnicas de Sensoriamento Remoto na análise multitemporal  do ecossistema manguezal na Baixada Santista, SP. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.