Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da musculatura dorsal dos arcos branquiais de Characiformes (Teleostei: Ostariophysi): diversidade morfológica e significado filogenético.

Texto completo
Autor(es):
André Luis da Silva Casas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mônica de Toledo Piza Ragazzo; Marcelo Rodrigues de Carvalho; Naercio Aquino Menezes; Cristiano Luís Rangel Moreira; Alessio Datovo da Silva
Orientador: Mônica de Toledo Piza Ragazzo
Resumo

No presente estudo foi examinado em detalhe a anatomia da musculatura dorsal dos arcos branquiais de 70 espécies, pertencentes a 64 gêneros, representando todas as famílias atualmente reconhecidas de Characiformes. Um total de 22 músculos foram descritos e documentados para cada espécie examinada, e com base nas variações observadas foram propostos 33 caracteres exclusivos da musculatura dorsal dos arcos branquiais. De modo geral, muitos dos estados de caracteres observados estão amplamente distribuídos em espécies representantes de diversas famílias, variando muitas vezes em representantes da mesma família, com um número menor de caracteres restritos a alguns táxons. Uma análise filogenética incluindo apenas os caracteres de musculatura dorsal dos arcos branquiais resultou em 18829 cladogramas igualmente mais parcimoniosos (157 passos, IC=16 IR=34) com consenso estrito muito pouco resolvido devido não só ao reduzido número de caracteres em relação ao número de táxons, mas também há grande incongruência na distribuição dos estados de caracteres. Contudo, a discussão da variação observada neste complexo anatômico, em um contexto filogenético, tomando por base hipóteses já disponíveis na literatura sobre relações de parentesco na ordem Characiformes evidencia a presença de caracteres que corroboram a hipóteses baseadas em outros complexos de caracteres, em diversos níveis supraespecíficos (AU)

Processo FAPESP: 08/55034-9 - Estudo da musculatura dorsal dos arcos branquiais de characiformes (teleostei: ostariophysi): diversidade morfologica e significado filogenetico.
Beneficiário:André Luis da Silva Casas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado