Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise da variabilidade de sistema de regulação de dois componentes FimSR e expressão do operon fimA em Porphyromonas gingivalis.

Texto completo
Autor(es):
Sílvia Regina Loureiro Teixeira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcia Pinto Alves Mayer; Magda Feres; Marilis do Valle Marques; Roxane Maria Fontes Piazza; Denise Madalena Palomari Spolidorio
Orientador: Marcia Pinto Alves Mayer
Resumo

O objetivo do presente estudo foi testar a hipótese de que polimorfismo na região que codifica o sistema de dois componentes FimSR e seus níveis de transcrição influenciaria expressão de fímbrias e a capacidade de adesão de Porphyromonas gingivalis. Foram avaliadas 21 cepas clínicas e as cepas de referência 33277 (fimbriada) e W83 (não fimbriada). A presença de cápsula foi determinada em 13/21 cepas e de fímbrias em 15/21. Todas as cepas foram capazes de aderir às células (eficiência de 1,2 a 6,1%). Não houve correlação entre os genótipos fimA, presença de fímbrias / cápsula e perfis de macrorestrição por PFGE. Diferenças na transcrição de fimA não podem ser atribuídas a diferenças na região promotora de fimSR. fimA foi regulado positivamente após interação com células epiteliais na maioria das cepas. Os dados indicam que a regulação de fimA é cepa específica. Cepas não-fimbriadas podem apresentar outras estratégias para aderir às células, sugerindo que, além das fímbrias, outras estruturas poderiam desempenhar um papel na interação dessa espécie com as células. (AU)

Processo FAPESP: 09/50191-1 - Analise da variabilidade de sistema de regulacao de dois componentes fimsr e expressao do operon fima em porphyromonas gingivalis.
Beneficiário:Silvia Regina Loureiro Teixeira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado