Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência do tratamento periodontal sobre os marcadores de risco para aterosclerose em pacientes com periodontite crônica.

Texto completo
Autor(es):
Andrea Moreira Monteiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Magnus Ake Gidlund; Niels Olsen Saraiva Câmara; Rui Curi; Maria Cristina de Oliveira Izar; Claudio Mendes Pannuti
Orientador: Magnus Ake Gidlund
Resumo

Estudos têm reportado o impacto periodontite na aterosclerose. Neste estudo verificamos a associação determinando alguns marcadores de risco para aterosclerose, e verificarmos a influência do tratamento periodontal sobre esses marcadores. Quarenta pacientes com periodontite e 40 sem periodontite foram incluídos. Colesterol Total, e frações, triacilglicerol (TG), níveis de citocinas, anticorpos anti-oxLDL, proteína C Reativa (PCR), contagem de leucócitos e neutrófilos, e índice de refração foram investigados. Interleucina (IL)-6, -8 e PCR, anticorpos anti-oxLDL, TG e contagem de leucócitos e neutrófilos foram maiores em pacientes com periodontite. Os pacientes com periodontite passaram por tratamento periodontal. Novas coletas foram feitas após 3, 6 e 12 meses após o tratamento. Um ano após o tratamento, as concentrações de TG, IL-6, -8, PCR, contagem de leucócitos e neutrófilos e anticorpos anti-oxLDL foram significantemente menores. Nossos resultados confirmam que o tratamento periodontal induz mudanças sistêmicas em vários marcadores de risco para aterosclerose. (AU)

Processo FAPESP: 08/50006-7 - Influência do tratamento periodontal sobre os fatores de risco para aterosclerose em pacientes com periodontite
Beneficiário:Andrea Moreira Monteiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto