Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise do efeito das ciclooxigenases na expressão e atividade de proteínas de resistencia a múltiplas drogas (MDR e MRPs) em glioma humano.

Texto completo
Autor(es):
Fernanda de Oliveira Serachi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Alison Colquhoun; Marisa Ionta; Ruy Gastaldoni Jaeger
Orientador: Alison Colquhoun
Resumo

O glioblastoma multiforme, tumor de alta malignidade é conhecido por ser um câncer de difícil cura devido sua resistência ao tratamento de quimioterapia. Neste contexto sabe-se a existência de um gene responsável pelo fenótipo de resistência (MDR) e produção de proteínas associadas à resistência a uma grande variedade de drogas (MRPs). As proteínas de resistência a múltiplas drogas funcionam como bombas de efluxo, capazes de retirar das células compostos citotóxicos, deixando o tratamento quimioterápico sem o efeito esperado. Atualmente a suposta relação entre as ciclooxigenases e as proteínas de resistência a múltiplas drogas tem sido estudada em alguns tipos de câncer e na maioria deles observa-se uma relação positiva no sentido da COX poder participar da super-expressão de proteínas de resistência, fazendo com que as células fiquem ainda mais resistentes ao tratamento. O objetivo do projeto é analisar o possível efeito das COX 1 e 2 na expressão e atividade de MDRs e MRPs. (AU)

Processo FAPESP: 10/13246-0 - Análise do efeito das Ciclooxigenases na expressão e atividade das Proteínas de Resistência a Múltiplas Drogas (MDRs e MRPs) em glioma humano.
Beneficiário:Fernanda de Oliveira Serachi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado