Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos sequenciais do treinamento físico sobre a plasticidade de vias ocitocinérgicas centrais em ratos normotensos e hipertensos.

Texto completo
Autor(es):
Thais Tessari Zampieri
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Lisete Compagno Michelini; Patricia Chakur Brum; Sara Joyce Shammah Lagnado
Orientador: Lisete Compagno Michelini
Resumo

Nós investigamos o efeito sequencial do treinamento aerório (T) nas vias ocitocinérgicas (OTérgicas) em áreas centrais autonômicas, utilizando o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) como um indicador de plasticidade neuronal. Ratos normotensos (WKY) e espontaneamente hipertensos (SHR) foram submetidos a T ou sedentarismo (S) por 8 semanas. T causou bradicardia de repouso (SHR=T2-T8; WKY=T8) e redução da PA (SHR=T8). T promoveu aumento precoce (T1) da expressão de BDNF, sendo em WKY aumento transiente e SHR mantido. A irBDNF foi similarmente aumentado em WKY e SHR de T1-T2 até T8. Tais alterações foram acompanhadas por aumento no conteúdo de OT nas áreas biossintéticas e de OTR nas áreas de projeção. Os resultados indicam que a plasticidade induzida pelo T no sistema OTérgico central ocorre precocemente no PVN comparado com outras áreas autonômicas, é mais rápido em WKY e precede as mudanças da FC. Os dados também mostram maior \"turnover\" do RNAm de BDNF no grupo SHR. (AU)

Processo FAPESP: 08/56009-8 - Efeitos sequenciais do treinamento fisico sobre a plasticidade de vias ocitocinergicascentrais em ratos normotensos e hipertenso
Beneficiário:Thais Tessari Zampieri
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado