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Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda

Texto completo
Autor(es):
Mariana Szymanski Ribeiro Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ida Lichtig; Mônica Cristina Andrade Bassetto; Maria Silvia Carnio; Dulce Maria Rosa Gualda; Marcia Faria Westphal
Orientador: Ida Lichtig
Resumo

Objetivo: este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um procedimento para a identificação da deficiência auditiva em crianças pré escolares de uma comunidade de baixa renda por pessoas não especialistas. Casuística e métodos: funcionários da creche e da unidade de saúde foram treinados para aplicarem um questionário para triagem auditiva nos pais de 224 crianças de 3 a 6 anos de idade, que foram submetidas à triagem audiométrica e imitanciométrica. Resultados: verificou-se alta concordância na coleta de dados por meio do questionário entre a pesquisadora e os não especialistas. O questionário apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade. Os não especialistas relataram aprendizado com a pesquisa e conscientização sobre a importância da audição. Conclusão: é possível treinar agentes comunitários a identificarem a deficiência auditiva em suas comunidades com instrumentos de baixo custo. (AU)

Processo FAPESP: 02/07706-1 - Identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade pertencentes a uma comunidade favelada por meio da participação de agentes comunitários
Beneficiário:Mariana Szymanski Ribeiro Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto