Busca avançada
Ano de início
Entree


Explorando tecnologia hipermídia e de trabalho cooperativo em um ambiente de apoio ao ensino.

Texto completo
Autor(es):
Alessandra Alaniz Macedo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sandra Maria Aluisio; Renata Pontin de Mattos Fortes; Mylene Melly
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel
Resumo

Muitos dos atuais sistemas computacionais de apoio ao ensino podem ser considerados parte de uma evolução que tem enfatizado a exploração de sistemas hipermídia em geral, e da Web em particular. A pesquisa associada ao trabalho aqui reportado tem como objetivo explorar as tecnologias de Hipermídia e Computer Supported Cooperative Work (CSCW) para viabilizá-las em um ambiente que suporte o acesso de alunos a hiperdocumentos de conteúdo didático de forma cooperativa ¾ o ambiente StudyConf. Para promover a interação entre alunos que visitam um determinado hiperdocumento, o StudyConf controla suas navegações e gera, dinamicamente, sessões de discussão entre os mesmos. O StudConf mantém o registro das discussões realizadas na forma de hiperdocumentos estruturados, os quais podem ser utilizados, por exemplo, para a geração cooperativa de documentos, conforme proposto em várias ferramentas Computer Supported Cooperative Learning (CSCL). O trabalho aqui reportado colaborou, ainda, para o desenvolvimento de uma técnica que tem como objetivo orientar o projeto de aplicações hipermídia que manipulam informações na Web. (AU)

Processo FAPESP: 97/02093-1 - Exploração da estrutura clássica de hipertextos na criação de hiperdocumentos adaptativos
Beneficiário:Alessandra Alaniz Macedo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado