Busca avançada
Ano de início
Entree


Percussão e interatividade PRISMA: um modelo de esçao instrumento auto-organizado

Texto completo
Autor(es):
Cesar Adriano Traldi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP. , ilustrações.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Denise Hortencia Lopes Garcia; Adolfo Maia Junior; Anselmo Guerra de Almeida; Daniel Luis Barreiro
Orientador: Jônatas Manzolli
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Artes
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; T/UNICAMP; T683p; Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca do Instituto de Artes; T/UNICAMP; T683p
Resumo

O desenvolvimento tecnológico contemporâneo potencializa a criação de modelos com o objetivo de estudar as possíveis correlações entre os estímulos e as sensações sonoras, visuais e espaciais. Muitos compositores já têm criado processos composicionais explorando estas dimensões, mas isso ainda é incipiente no desenvolvimento de uma nova postura interpretativa de instrumentistas que, normalmente, se apegam somente à especialização virtuosística e, muitas vezes, levando a uma dissociação entre música e outras linguagens artísticas. Assim, partimos do princípio que é possível descrever e estudar a estrutura de uma composição musical através de uma visão sistêmica como um processo no qual agentes desempenham diferentes funções dentro de um sistema. Refletimos sobre o conceito de auto-organização que é vinculado à possibilidade de emergência de padrões e regularidades que ocorrem nas relações estabelecidas entre os agentes de um sistema. O conceito de que a estrutura musical pode ser descrita como um sistema complexo é diretamente empregado no modelo desenvolvido nesta pesquisa. Para estudá-lo criamos um ambiente interativo computacional denominado PRISMA. A proposta conceitual do projeto é que os agentes do sistema se auto-organizam quando desenvolvem um comportamento interativo que molda e dirige suas ações em tempo real e que os influencia mutuamente. Verificamos como uma instalação criada a partir do conceito de auto-organização potencializa o desenvolvimento de uma nova postura interpretativa, o surgimento de organizações sonoras emergentes e, finalmente, a função da improvisação como veículo mediador de expectativas sonoras. (AU)

Processo FAPESP: 06/59436-9 - Novas interfaces para percussão & interação multimodal
Beneficiário:Cesar Adriano Traldi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado