Busca avançada
Ano de início
Entree

Computador-Interface aplicada à escritura musical algorítmica

Processo: 10/02476-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Adriano Claro Monteiro
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música computacional   Interatividade

Resumo

Este projeto propõe uma pesquisa sobre o uso do computador como instrumento de performance musical e organizador de sistemas interativos para aplicações em tempo real. Será dado enfoque à escritura algorítmica de processos composicionais relacionados a dados produzidos de dois modos: 1) por dispositivos eletrônicos e digitais como: microfones, teclados, sliders, acelerômetros, joysticks e sensores de luz e imagem; 2) por algoritmos para extração de características sonoras específicas (descritores acústicos-musicais) como padrões rimitcos, melódicos, harmônicos e variação de conteúdo espectral, como o fluxo ou o centro de massa do espectro. Em função disso, pretende-se também estudar a aplicação de software e hardware livre na utilização de placas Arduino e as linguagens de programação Pure Data (PD) e SuperCollider. Trata-se de um estudo que envolve: a) construção de interfaces, b) proposta de processos interacionais algorítmicos e c) utilização criativa de ambas na composição musical. Espera-se que os resultados obtidos nesse trabalho possam auxiliar no entendimento das implicações do uso do computador como instrumento musical e evidenciar os aspectos relevantes e características destes recursos no contexto da música atual.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Adriano Claro. Criação e performance musical no contexto dos instrumentos musicais digitais. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.