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Criação e performance musical no contexto dos instrumentos musicais digitais

Texto completo
Autor(es):
Adriano Claro Monteiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Mikhail Malt; Artemis Maria Francelin Sanchez Moroni; Stéphan Olivier Schaub; Rafael Santos Mendes
Orientador: Jônatas Manzolli
Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o computador como instrumento de performance musical. A partir deste estudo desenvolvemos processos de criação musical com base na representação algorítmica e no código computacional. Os dois principais recursos técnicos que utilizamos em nossos trabalhos foram: uma técnica de síntese sonora baseada na geração de forma de ondas por equações não-lineares; e métodos de recuperação de informação musical para prover análise e memória em tempo real dos parâmetros musicais de uma performance. O corpo da dissertação possui a seguinte estrutura: primeiramente, apresentamos as características dos instrumentos musicais digitais e as implicações de seu emprego na prática musical. Em seguida fazemos uma revisão do estado da arte da área de recuperação da informação musical e detalhamos os métodos específicos que utilizamos nesse trabalho, que incluem: a) a extração de parâmetros musicais de sinais de áudio monofônicos capturados de instrumentos acústicos; b) análises do comportamento dinâmico de medidas extraídas do sinal de áudio, através de mapas de Poincaré. Posteriormente, expomos o método de e síntese por equações não-lineares. E por fim, apresentamos os processos de criação musical que desenvolvemos com base nos estudos realizados (AU)

Processo FAPESP: 10/02476-4 - Computador-Interface Aplicada à Escritura Musical Algoritmica
Beneficiário:Adriano Claro Monteiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado