Busca avançada
Ano de início
Entree


"Comparação entre diferentes abordagens do problema de fluxo de potência ótimo utilizando o método de pontos interiores"

Texto completo
Autor(es):
Aline Maria de Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira; Katia Campos de Almeida; Marcos Nereu Arenales
Orientador: Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira
Resumo

Neste trabalho, é apresentado o problema de fluxo de potência ótimo DC utilizando os modelos de fluxos em rede e o princípio do mínimo esforço. É apresentada também uma revisão dos métodos de pontos interiores e o mesmo é desenvolvido para um problema geral de programação linear. Em seguida, desenvolvemos os métodos de pontos interiores primal-dual e preditor-corretor para os modelos de fluxo de potência específicos estudados. Resultados numéricos de uma implementação em MATLAB são apresentados para sistemas testes do IEEE e sistemas reais, comparando o desempenho obtido pelas duas formulações. O método de pontos interiores se mostra bastante robusto convergindo rapidamente para todos casos testados. O modelo usando o princípio do mínimo esforço converge em menos iterações, mas a modelagem por fluxos em rede se mostra mais rápida, uma vez que suas iterações são mais baratas. (AU)

Processo FAPESP: 01/12543-1 - Métodos de pontos interiores aplicados ao fluxo de potência ótimo usando o princípio de mínimo esforço: comparação com o modelo de fluxo em redes
Beneficiário:Aline Maria de Lima
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado