Busca avançada
Ano de início
Entree


Tratamento de tempo e dinamicidade em dados representados em espaços métricos

Texto completo
Autor(es):
Renato Bueno
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Caetano Traina Junior; Antonio Castelo Filho; Renata de Matos Galante; Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques; Mirella Moura Moro
Orientador: Caetano Traina Junior
Resumo

Os Sistemas de Gerenciamento de Bases de Dados devem atualmente ser capazes de gerenciar dados complexos, como dados multimídia, sequências genéticas, séries temporais, além dos dados tradicionais. Em consultas em grandes coleções de dados complexos, a similaridade entre os dados é o fator mais importante, e pode ser adequadamente expressada quando esses dados são representados em espaços métricos. Independentemente do domínio de um tipo de dados, existem aplicações que devem acompanhar a evolução temporal dos elementos de dados. Porém, os Métodos de Acesso Métrico existentes consideram que os dados são imutáveis com o decorrer do tempo. Visando o tratamento do tempo e dinamicidade em dados representados em espaços métricos, o trabalho apresentado nesta tese foi desenvolvido em duas frentes principais de atividades. A primeira frente tratou da inclusão das operações de remoção e atualização em métodos de acesso métrico, e visa atender às necessidades de domínios de aplicação em que dados em espaços métricos sofram atualização frequente, independentemente de necessitarem de tratamento temporal. Desta frente de atividades também resultou um novo método de otimização de àrvores métricas, baseado no algoritmo de remoção desenvolvido. A segunda frente de atividades aborda a inclusão do conceito de evolução temporal em dados representados em espaços métricos. Para isso foi proposto o Espaço Métrico-temporal, um modelo de representação de dados que permite a comparação de elementos métricos associado a informações temporais. O modelo conta com um método para identificar as contribuições relativas das componentes métrica e temporal no cálculo da similaridade. Também foram apresentadas estratégias para análise de trajetórias de dados métricos com o decorrer do tempo, através da imersão de espaços métrico-temporais em espaços dimensionais. Por fim, foi apresentado um novo método de balanceamento de múltiplos descritores para representação de imagens, fruto de modificações no método proposto para identificar as contribuições das componentes que podem formar um espaço métrico-temporal (AU)

Processo FAPESP: 05/02760-6 - Tratamento da dimensao "tempo" em operacoes de atualizacao e busca por similaridade em metodos de acesso metrico.
Beneficiário:Renato Bueno
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado