Busca avançada
Ano de início
Entree


Eficácia de uma solução à base de mamona (Ricinus communis) como higienizador de prótese total

Texto completo
Autor(es):
Ingrid Machado de Andrade
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena de Freitas Oliveira Paranhos; Izabel Cristina Froner; Ana Lucia Machado; Karina Matthes de Freitas Pontes; Cláudia Helena Lovato da Silva
Orientador: Helena de Freitas Oliveira Paranhos
Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia de uma solução à base de mamona (Ricinus communis) na remoção do biofilme de próteses totais, comparando-a com dois produtos disponíveis no mercado (hipoclorito de sódio e peróxido alcalino). Cinquenta usuários de próteses totais superiores foram instruídos a escovar suas próteses após as refeições e imergí-las, uma vez ao dia, por um período de 07 dias, nas seguintes soluções: A - Controle: soro fisiológico (20 minutos). B - peróxido alcalino Polident (3 minutos). C - hipoclorito de sódio a 1% (20 minutos). D - solução à base de mamona (20 minutos). Os participantes imergiram suas próteses em cada uma das soluções, de acordo com uma sequência aleatorizada. Para a quantificação do biofilme, antes (Baseline) e após o uso de cada produto, as superfícies internas das próteses totais superiores eram evidenciadas (vermelho neutro 1%), fotografadas (Nikon Coolpix 950, Nikon Corporation,Tokyo, Japan) e o biofilme corado era quantificado com auxílio de um software (Image Tool 3.0). A influência dos tratamentos sobre os resultados foi averiguada pelo teste de Friedman (&alpha;=0,05) e comparações múltiplas foram realizadas por meio do teste de Wilcoxon (com nível de significância corrigido pelo método de Bonferroni: &alpha;=0,005). Os resultados mostraram diferença significante entre os métodos (Fr = 51,67; P < 0,001). A solução à base de mamona (Ricinus communis) e a pastilha à base de peróxido alcalino (Polident) apresentaram resultados intermediários (Mediana:1,0% e 1,5%, respectivamente) e o hipoclorito de sódio a 1% promoveu a mais baixa percentagem de biofilme (Mediana: 0,0%). Pôdese concluir que a solução à base de mamona (Ricinus communis) foi eficaz quanto à propriedade de remoção de biofilme, podendo ser utilizado como higienizador de próteses totais. (AU)

Processo FAPESP: 07/59850-2 - Eficacia de uma solucao a base de mamona (ricinus communis) como higienizador de protese total.
Beneficiário:Ingrid Machado de Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado