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Amargo Perfume: a dança pelos sentidos

Autor(es):
Patricia Garcia Leal
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP. , ilustrações.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Elisabeth Bauch Zimmermann; Marcia Maria Strazzacappa Hernandez; Veronica Fabrini Machado de Almeida; Julia Ziviani Vitiello; Katia Danailof; Lenira Peral Rengel
Orientador: Elisabeth Bauch Zimmermann
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Artes
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP; Biblioteca Digital da UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; T/UNICAMP; L473a; Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca do Instituto de Artes; T/UNICAMP; L473a
Resumo

A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. O resultado da pesquisa, além dos três espetáculos decorrentes dos processos criativos desenvolvidos, é a configuração de propostas metodológicas em dança contemporânea. Os primeiros perfumes destacados pela tese apresentam as referências de pesquisa em relação aos sentidos do olfato e do paladar, justificando o recorte escolhido. Referências interdisciplinares entre psicologia, história, literatura, cinema, neurociências, ciências cognitivas, entre outras, evidenciam como estes sentidos aparecem e são tratados nestas áreas do conhecimento focalizando, finalmente, sua utilização em metodologias artísticas na dança e no teatro. No que concerne aos processos criativos, o primeiro espetáculo desenvolvido, Amargo Perfume, utilizou como estímulo de criação o cheiro do café. O segundo, intitulado intenso, enfatizou os sabores do vinho tinto cabernet. E o último espetáculo desenvolvido, Variações sobre chocolates, utilizou não apenas os estímulos olfativos e gustativos, mas também as informações táteis de chocolates diversos. Os dois primeiros trabalhos foram configurados como solo e o último desenvolveu-se em grupo como necessidade de aplicação das metodologias da pesquisa. Degustando os sabores, as metodologias geradoras e decorrentes das criações, que vêm sendo pesquisadas desde 2001, são apresentadas em duas partes. A primeira relaciona diretamente os sentidos da percepção aos fatores do movimento de Laban em processos de improvisação. A segunda focaliza mais a criação a partir dos sentidos do olfato e do paladar, valorizando as contribuições e possibilidades destes sentidos, especificamente, para a criação coreográfica. As propostas podem ser integradas, promover interfaces e têm a improvisação como fundamento básico e agregador entre técnicas de preparo corporal, de composição e interpretação cênica. Uma última variação metodológica, nos moldes mais tradicionais de uma aula de dança, com estrutura de chão, centro e diagonal, é apresentada em anexo como contribuição aos mais diversos profissionais das artes corporais e cênicas. Na discussão final, tessitura aromática saborosa, a presente pesquisa reflete sobre as contribuições das criações e metodologias desenvolvidas para o cenário atual da dança contemporânea, contextualizando as questões do corpo e da dança a partir do referencial dos sentidos. (AU)

Processo FAPESP: 06/55737-4 - Amargo perfume: improvisando pelos sentidos.
Beneficiário:Patrícia Garcia Leal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado