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Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras

Texto completo
Autor(es):
Dalila Vasconcellos de Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernanda Arêas Peixoto; Heloisa Buarque de Almeida; Heloisa André Pontes
Orientador: Fernanda Arêas Peixoto
Resumo

O presente trabalho trata da trajetória de duas musicistas brasileiras: Helza Camêu (1903-1995), pianista, compositora e musicóloga, e Joanídia Sodré (1903-1975), pianista, regente e ex-diretora da Escola Nacional de Música (atualmente Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) cujas carreiras tiveram início, respectivamente, em 1923 e 1927 no cenário musical do Rio de Janeiro. A construção da trajetória destas artistas visa a uma reflexão acerca de como as convenções de gênero estão imbricadas no processo social de construção de uma vocação musical neste período. Trata-se de compreender a vocação como um fato social, isto é, como um conjunto de práticas e representações sociais constituidoras da experiência do artista. A análise da trajetória de Helza Camêu e de Joanídia Sodré constitui um modo privilegiado para compreender de que maneira, na busca pela profissão de artista, estas duas mulheres criaram novos valores e sentidos que lhes permitiram transitar entre profissões masculinas e femininas. (AU)

Processo FAPESP: 08/51671-4 - Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
Beneficiário:Dalila Vasconcellos de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado