Busca avançada
Ano de início
Entree


Nem do morro, nem da cidade: as transformações do samba e a indústria cultural - 1920-1945.

Texto completo
Autor(es):
José Adriano Fenerick
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura; Marcos Francisco Napolitano de Eugênio; Renato Bueno Franco; Elias Thome Saliba; Luiz Augusto de Moraes Tatit
Orientador: Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura
Resumo

Esta tese estuda algumas das relações entre o samba e o implemento da indústria cultural nos anos 1920/45. Na perspectiva adotada por este trabalho, agentes no processo de construção do moderno samba brasileiro, pois, entre outras coisas, alteraram o modo de produção e significados sociais dessa música. Assim, o samba deixava cada vez mais de ser uma música tradicional, para se tornar um produto da, assim chamada, indústria de diversões. Entretanto, o samba não foi apenas uma construção dos modernos meios de comunicação de massa. Houve vários interesses conjugados, abordados neste trabalho, que atuaram na sua elaboração. a possibilidade de profissionalização do músico popular, o rádio comercial em expansão (e em busca de novidades), o projeto nacionalista do governo Vargas etc., são alguns exemplos do envolvimento de boa parte da sociedade brasileira na criação do "samba nacional", um misto de tradição e modernidade. (AU)

Processo FAPESP: 98/07851-4 - Samba, suor e identidade nacional: a criacao do musico moderno no brasil da musica brasileira 1920-1945.
Beneficiário:José Adriano Fenerick
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado