Busca avançada
Ano de início
Entree


À procura da liberdade moral: a vida cotidiana dos ex-escravos e de seus descendentes no pós-abolição na Campinas das primeiras décadas do século XX

Texto completo
Autor(es):
Kleber Antonio de Oliveira Amancio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Odila Leite da Silva Dias; Robert Wayne Andrew Slenes; Maria Cristina Cortez Wissenbach
Orientador: Maria Odila Leite da Silva Dias
Resumo

O presente estudo disserta sobre a vida cotidiana dos ex-escravos, ex-libertos e seus descendentes no Brasil pós-emancipação. Tem por escopo atingir, ainda que parcialmente, o que teria sido para esses sujeitos sua experiência dentro deste contexto social de profunda transformação. O recorte espacial é a cidade de Campinas, sobretudo sua porção urbana. Cidade essa que, por ser importante pólo econômico no século XIX, adquiriu uma população escrava considerável. Quanto à temporalidade, o texto abrange três décadas; a começar pelo grande evento (a abolição formal do cativeiro) e a findar nas primeiras duas décadas do século XX. Alcançar os conflitos existentes nessa sociedade e, ao mesmo tempo, entender os referenciais culturais dos agentes envolvidos, são as maiores ambições desse texto. (AU)

Processo FAPESP: 07/57191-1 - Em busca da liberdade moral: o cotidiano dos negros na campinas das primeiras decadas do seculo xx.
Beneficiário:Kleber Antonio de Oliveira Amancio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado