Busca avançada
Ano de início
Entree


Entre as idéias e a ação: O Visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado Nacional (1850 - 1866)

Texto completo
Autor(es):
Pedro Gustavo Aubert
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Monica Duarte Dantas; Miriam Dolhnikoff; Jose Reinaldo de Lima Lopes
Orientador: Monica Duarte Dantas
Resumo

Paulino José Soares de Souza (1807-1866) foi um dos políticos mais importantes do Partido Conservador no Império. Foi agraciado com o titulo de Visconde do Uruguai em 1855, depois de ter passado pelos Ministérios da Justiça e dos Negócios Estrangeiros em períodos extremamente importantes para a história do Império como a aprovação das reformas do Regresso, o fim do tráfico negreiro intercontinental e as campanhas platinas contra Rosas e Oribe. Subindo o Ministério da Conciliação em 1853, nunca mais voltou a responder por nenhuma pasta ministerial até a sua morte, permanecendo porém ativo como senador e conselheiro de Estado. O período compreendido entre 1853 e sua morte em 1866 é considerado por grande parte da historiografia como um período de ostracismo de Uruguai, idéia essa que começou a ser gestada pelos seus biógrafos do século XIX. Contudo foi nesse período que Uruguai escreveu suas obras. O presente trabalho visa não somente contestar essa idéia, mas expor como nesse período Uruguai deixou antever elementos de um projeto de organização do Estado Nacional. (AU)

Processo FAPESP: 08/52068-0 - Entre as idéias e a ação: o Visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado-nacional
Beneficiário:Pedro Gustavo Aubert
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado