Busca avançada
Ano de início
Entree


Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI)/ Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI): desenvolvimento e integração do Brasil nas américas (1954-1992)

Texto completo
Autor(es):
Tereza Maria Spyer Dulci
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Ligia Coelho Prado; Cecília da Silva Azevedo; José Luis Bendicho Beired; Maria Helena Rolim Capelato; Mary Anne Junqueira
Orientador: Maria Ligia Coelho Prado
Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), criado em 1954 e sua Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI), fundada em 1958. O IBRI foi o primeiro instituto voltado exclusivamente ao campo das relações internacionais no Brasil e a RBPI configura-se como a mais antiga publicação especializada em política internacional em circulação no país. Procuramos tratar do contexto de criação do instituto e da revista, além do papel desempenhado pelos seus quatro diretores. A sobrevivência do IBRI/RBPI também foi objeto de nossa análise, assim como a materialidade do periódico. Buscamos, igualmente, tratar do processo de racionalização do Estado e da incorporação de intelectuais desenvolvimentistas ao aparelho governamental entre o Segundo Governo Vargas e o governo Kubitschek para compreender a origem da geração de intelectuais que fundou o IBRI/RBPI. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) também foram apreciados neste trabalho, uma vez que parte dos fundadores e colaboradores do nosso objeto de estudo teve papel de destaque nestas instituições. Ademais, procuramos discorrer sobre as semelhanças entre as instituições e carreiras de outros dois atores que tiveram relevância no IBRI/RBPI, os diplomatas e os militares. Apresentamos, ainda, duas propostas de paradigmas de política externa para embasar a análise dos discursos sobre política externa brasileira presentes nas páginas da RBPI. Por último, estudamos os artigos da revista procurando destacar o tema central do periódico entre 1958-1992: o desenvolvimento. Este tema é o fio condutor de outros importantes assuntos vinculados à integração tratados na RBPI, quais sejam, as relações entre os países da região e os Estados Unidos, os projetos de integração latino-americana e a integração e segurança estratégica do Brasil. (AU)

Processo FAPESP: 09/52177-6 - Discursos de politica externa e projetos de integracao da america latina na revista brasileira de politica internacional (1958-1992)
Beneficiário:Tereza Maria Spyer Dulci
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado