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O clamor da letra: elementos de ontologia, mística e alteridade na obra de Cruz e Sousa

Texto completo
Autor(es):
Anelito Pereira de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Valentim Aparecido Facioli; Renato Bueno Franco; Aguinaldo José Gonçalves; Murilo Marcondes de Moura; Ivone Dare Rabello
Orientador: Valentim Aparecido Facioli
Resumo

Esta tese investiga a origem e a configuração do clamor na obra em prosa e verso de Cruz e Sousa, a partir do pressuposto de que nesse aspecto se revelam questões que dizem respeito à constituição do ser, à experiência mística e à representação de outrem. Apresentando-se claramente apenas na fase final da obra sousiana, em livros como Evocações e Últimos sonetos, o clamor pode ser entendido, à maneira heideggeriana, como um \"modo de discurso\" da consciência autoral resultante de um intenso processo criativo, espécie de situação terminal desse processo. Considera-se aqui que esse processo se desenvolve ao longo de cinco fases, compreendidas como estágios de uma mesma experiência de expressão artística: no primeiro estágio, observa-se a complicação da legibilidade da escrita; no segundo, observa-se que essa complicação deriva de uma problemática de percepção, uma dificuldade de dar visibilidade ao que supostamente se vê; no terceiro, observa-se que essa dificuldade é efeito de uma outra, qual seja, a de distinguir sujeito e objeto; no quarto estágio, observa-se que, em função mesmo dessa dificuldade de distinção, a obra se caracteriza, a partir de Missal, como movimento de figuração do íntimo, no sentido de uma natureza estética que não se coloca em situação dialética com aquilo que constitui sua exterioridade; no quinto estágio, observa-se, a partir de Broquéis, um gradativo esforço de dizer o indizível, de apresentar o que não se pode representar verbalmente. Tais aspectos, visados a partir do conceito lacaniano de \"letra\", permitem a compreensão do clamor como traço identitário da forma sousiana, através do qual se afirma a singularidade de um autor e sua obra na cultura brasileira. (AU)

Processo FAPESP: 02/06005-0 - O clamor da letra: ontologia, misticismo e alteridade em Cruz e Sousa
Beneficiário:Anelito Pereira de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado