Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto
Jorge Andrade, leitor de Tchekhov: complementação do estudo de dramaturgia no Depa...
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Autor(es): |
Rodrigo Alves do Nascimento
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) |
Data de defesa: | 2013-03-22 |
Membros da banca: |
Bruno Barretto Gomide;
Luiz Fernando Ramos;
Elena Nikolaevna Vassina
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Orientador: | Bruno Barretto Gomide |
Resumo | |
Anton Pávlovitch Tchékhov (1860-1904) é hoje um dos dramaturgos mais encenados no Brasil e no mundo. A fim de compreender como se deu o processo de afirmação de sua dramaturgia, bem como as interpretações e atualizações feitas por críticos e grupos teatrais, realizaremos um estudo de recepção com foco específico na relação entre texto e cena. Inicialmente, faremos uma breve análise de suas primeiras encenações em solo russo (e a produção pelo Teatro de Arte de Moscou do que se convencionou chamar tchekhovismo), passando pelos palcos europeus e americanos para, finalmente, entender as principais interpretações produzidas em solo brasileiro - foco deste trabalho. Ao final, esperamos que fique evidente que nossa tentativa é menos a de estabelecer uma linha evolutiva de dissolução do mito do tchekhovismo e mais a de mostrar como ao longo da história da recepção do drama de Tchékhov sua atualização constante sofria (e sofre) pressões dos impasses de nossa formação teatral, nossas dificuldades econômicas, sociais e políticas. (AU) | |
Processo FAPESP: | 10/02592-4 - Tchékhov no Brasil: teatro e traduções |
Beneficiário: | Rodrigo Alves Do Nascimento |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |