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A cidade e a mobilidade na era do automóvel: a obra de Colin Buchanan (1958-1966)

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Rodrigues Seixas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Luiz Sobral Anelli; Sarah Feldman; Maria Cristina da Silva Leme; Eduardo Alcantara de Vasconcelos; Silvana Maria Zioni
Orientador: Renato Luiz Sobral Anelli
Resumo

Esta tese busca dar subsídios à compreensão da complexa relação entre cidade e seus sistemas de circulação, sobretudo a partir das diversas transformações urbanas ocorridas ao longo do século XX. É nossa hipótese que a obra do engenheiro-urbanista britânico Colin Buchanan, elaborada entre 1958 e 1966, constitui-se em um momento importante do debate acerca desta relação, sobretudo pelo deslocamento da ênfase das preocupações com a dinâmica da circulação urbana para questões relacionadas à cidade. Neste movimento, Buchanan estabelece um forte posicionamento contra algumas correntes hegemônicas de planejamento de transportes que enfatizavam as questões construtivas ou privilegiavam análises de base econômica. Seu trabalho identifica uma clara opção pelo automóvel como modo de transporte e discute quatro questões urbanas fundamentais: 1) a mobilidade urbana como uma questão política; 2) a circulação urbana como fenômeno; 3) a escala urbana local; 4) a estrutura urbana e regional para o tráfego. Estas quatro dimensões, como foram denominadas neste trabalho, ancoram aquilo que consideramos a sua proposta de cidade para a era do automóvel. (AU)

Processo FAPESP: 07/54349-3 - Cidade e mobilidade urbana no debate arquitetonico e urbanistico paulista nos anos 1960
Beneficiário:Alexandre Rodrigues Seixas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado