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O Rei da Vela e o Oficina (1967-1982): censura e dramaturgia

Texto completo
Autor(es):
Lis de Freitas Coutinho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cristina Castilho Costa; Barbara Heller; Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Orientador: Maria Cristina Castilho Costa
Resumo

Esta dissertação apresenta o estudo de caso da peça teatral O Rei da Vela, escrita por Oswald de Andrade na década de 1930, sendo encenada pela primeira vez em 1967, pelo grupo Oficina. O objetivo desta pesquisa foi entender por meio de documentos, depoimentos e pesquisa bibliográfica, o que este acontecimento representou para a questão da censura e da liberdade de expressão no Brasil. Para isso, procurou entender através das memórias envolvidas, o contexto de sua encenação, isto é, os anos de 1967 a 1982, principalmente como a data de 1968 foi construída como marco no imaginário sobre o AI-5 e a censura no país. (AU)

Processo FAPESP: 09/06439-9 - Memórias e Imaginário de uma encenação: Censura, AI-5 e Teatro - O Rei da Vela e o Oficina (1967-1978)
Beneficiário:Lis de Freitas Coutinho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado