Busca avançada
Ano de início
Entree


Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise com base nos dados do SAEB 2003

Texto completo
Autor(es):
Rafael Gomes Duarte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave; Fatima Cristina de Mendonça Alves; Amaury Patrick Gremaud
Orientador: Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave
Resumo

O presente trabalho propõe identificar os fatores que influenciam na rotatividade de professores no ensino fundamental e médio brasileiro. Para isso foram estimados modelos econométricos para verificar a probabilidade de uma turma ter mais de um professor durante o mesmo ano. Usamos como base de dados os microdados do SAEB/2003, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC). Verificamos que os professores de matemática e de língua português de diferentes séries respondem de forma diferente as variáveis analisadas. Por exemplo, um aumento na proporção de alunos brancos em 10 pontos percentuais está associado a uma diminuição de 1 ponto percentual na rotatividade, no caso de professores de 4ª série do ensino fundamental de Língua Portuguesa e Matemática. Por sua vez, professores de 4ª serie do ensino fundamental de ambas as disciplinas e para os de 8ª serie do ensino fundamental que lecionam Língua Portuguesa, trabalhar em escolas particulares reduz a probabilidade de rotatividade em 5 pontos percentuais. Por fim, a ocorrência de atentados à vida na escola aumenta rotatividade dos professores de 4ª serie do ensino fundamental de Língua Portuguesa e a presença de armas que eleva em a rotatividade dos professores de 4ª serie do ensino fundamental das duas disciplinas. Para o 3º ano do ensino médio, a participação do professor no projeto pedagógico diminui a rotatividade. (AU)

Processo FAPESP: 08/08946-2 - Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise a partir dos dados do SAEB 2003.
Beneficiário:Rafael Gomes Duarte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado