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Das instabilidades da música: o que vem de fora na composição musical

Texto completo
Autor(es):
André Silva Pereira de Oliveira Ribeiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rogério Luiz Moraes Costa; Silvio Ferraz Mello Filho; Cecilia Almeida Salles; Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Orientador: Rogério Luiz Moraes Costa
Resumo

O objetivo deste trabalho é criar possibilidades para o que o vem de fora da composição musical seja um plano de criação em que se convive lado-a-lado uma sensibilidade artística e um pensamento em pleno estado de criação. O exame das circunstâncias em que se dá este pensamento vem por meio de um percurso, diremos, um tanto errático, onde se pretende por em relevo as forças que afetam a nossa sensibilidade, nossas criações, e que por assim dizer, tornam o pensamento um fluxo criativo. Tentamos entrever alguns momentos relativos a sua formação e papel nos processos criativos composicionais. Com efeito, o pensamento enquanto parte de um plano de criação será sempre um pensamento que se constrói por um fora, de onde opera ligações com o universo sonoro e, assim, dá consistência às nossas ideias musicais. Mas, ele não o faz sem algum esforço ou sem o reconhecimento das instabilidades que o permeiam e determinam sua natureza um tanto instável. Assim, por último, o que se constrói aqui é um pensamento das instabilidades da música. (AU)

Processo FAPESP: 08/50763-2 - Das instabilidades da música: em suas constelações públicas e privadas
Beneficiário:André Silva Pereira de Oliveira Ribeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado