Busca avançada
Ano de início
Entree

O computador como espaço de criação e performance musicais

Processo: 03/01253-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2003 - 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Silvio Ferraz Mello Filho
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/10538-0 - Criação musical estendida: composição musical e artesanato em expansão, BP.DR
07/57176-2 - Musica espectral: o som como gerador do processo composicional., BP.MS
07/50822-6 - Panorama do ensino de musica eletroacustica no brasil., BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 06/54865-9 - Estágio em regência de música contemporânea | Porto - Portugal, BE.PC
05/58286-0 - Composição pelo som: trabalho composicional e analítico de repertório instrumental por métodos de análise da música eletroacústica, BP.MS
06/55285-6 - Interatividade na música de Kairlheinz Essl: estudo das obras Lexicon-Sonate e Amazing Maze, BP.IC
05/60477-9 - Analise da peca hommage a r. schmman, de g. kurtag., BP.IC
05/58805-8 - Possibilidades de composição e a escuta na música do Século XX, BP.MS
05/60476-2 - Analise da obra kurze schatten ii do compositor brian ferneyhough., BP.IC
04/11439-4 - Música, imagem e Yi Jing, BP.MS
04/14756-0 - Recuperacao, producao e restauro das partes eletroacusticas das obras mistas de gilberto mendes., BP.IC
04/11307-0 - Por uma musica informal: a ideia filosofica de ritornelo como suporte a composicao musical contemporanea., BP.DR
04/00737-4 - Modelos composicionais., BP.DR - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Computação musical  Composição musical 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao | Computacao E Musica | Difusao Eletroacustica | Musica

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver um centro de estudos relativo à presença do computador tanto como ferramenta de elaboração de material pré-composicional, como no papel de instrumento musical. O objetivo é assim, o estudo dos novos ambientes digitais de composição e performance de modo a realçar estratégias e pensamentos composicionais que a eles possam ser associados. Com um enfoque especificamente composicional outras questões relacionadas à composição e performance com auxílio de computador deverão ser estudadas como: autoria (autoria de softwares e autoria de obras realizadas com esses software), rapidez e homogenização de resultados, presença de processos tradicionais de composição, embate entre rigor técnico composicional e rigor técnico-científico, fascínio pela tecnologia etc. O projeto relaciona-se a dois projetos anteriores ("ambiente de composição e performance" e "aplicação da idéia filosófica de ritornelo no desenho de interfaces digitais para criação e tratamento de áudio em tempo real em improvisações livres") dirigindo-se agora a um grupo de estudos de maior amplitude, envolvendo os programas de graduação e pós-graduação em música do IA-UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)