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Stachka: um ensaio sobre os antagonismos

Texto completo
Autor(es):
Peterson Soares Pessoa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Renato Martins; Jose Antonio Pasta Junior; Ismail Norberto Xavier
Orientador: Luiz Renato Martins
Resumo

O presente trabalho analisa a maneira como a noção de encomenda social se apresenta na obra do cineasta soviético Sergei M. Eisenstein (1898-1948), em seu primeiro filme A Greve (Stachka, URSS, 1925) , no âmbito de sua relação com o Construtivismo Russo (vanguarda artística soviética, que perdurou nos primeiros anos da década de 1920) e o movimento da Cultura Proletária (Proletkult) A análise parte da perspectiva proposta pelo historiador François Albera, em Eisenstein et Le Constructivisme Russe (1989), que considera, como fundamento da atividade artística construtivista, sua preocupação com a dimensão social da pratica artística. Para Albera, a noção de encomenda social, na acepção do escritor e dramaturgo Sergei Tretiakov (1892-1937), é um conceito chave para se entender como os artistas construtivistas compreendiam sua missão social. A pesquisa realizada demonstrou que a teoria da \"montagem de atrações\" de Eisenstein se constituiu num modo de construção artística, nos âmbitos do teatro e do cinema, que tinha como diretriz o trabalho com as emoções do espectador. Tal forma de práxis artística, articulada ao conceito de \"encomenda social\", ligava-se à nova escala da luta de classes, na chave posta pela implementação da Nova Política Econômica (NEP). (AU)

Processo FAPESP: 08/52248-8 - Stachka: um ensaio sobre os antagonismos.
Beneficiário:Peterson Soares Pessoa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado