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As três irmãs e a subjetividade no trabalho do ator: contribuições da técnica do clown

Texto completo
Autor(es):
Marianne Tezza Consentino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Armando Sérgio da Silva; Antonio Luiz Dias Januzelli; Milton de Andrade Leal Junior
Orientador: Armando Sérgio da Silva
Resumo

Esta pesquisa é um aprofundamento de meu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado A formação do clown: o teatro como prática de liberdade (UDESC, 2004), no qual estabeleci um panorama geral a respeito do clown e busquei refletir teoricamente sobre alguns princípios técnicos que compõem esta linguagem. A linha de pesquisa que segui foi a do clown pessoal e o recorte se deu nos elementos que o ator-iniciante deve conhecer para se tornar um clown de teatro. Seguindo a mesma linha de pesquisa, o presente estudo procura compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as conseqüências éticas e estéticas propiciadas por este encontro. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, cujos procedimentos contemplaram pesquisa bibliográfica e de campo. Esta se configurou como Pesquisa Participante e foi realizada com as atrizes Débora de Matos, Greice Miotello e Paula Bittencourt, da Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis. A pesquisa empírica resultou na montagem do espetáculo As três irmãs, de Anton Tchékhov, cuja encenação manteve algumas características da técnica clownesca. (AU)

Processo FAPESP: 07/51536-7 - A subjetividade no trabalho do ator: contribuicoes da tecnica do clown.
Beneficiário:Marianne Tezza Consentino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado