O ator do teatro de bonecos contemporaneo: da confeccao do objeto a cena.
Os elementos do teatro-fisico: investigações sobre uma nova corporeidade do ator
Teatro de animação: máscaras, bonecos, objetos: pesquisa e montagem
![]() | |
Autor(es): |
Kely Elias de Castro
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) |
Data de defesa: | 2009-12-18 |
Membros da banca: |
Felisberto Sabino da Costa;
Ana Maria de Abreu Amaral;
Maria Victoria Vieira Machado Granero
|
Orientador: | Felisberto Sabino da Costa |
Resumo | |
Partindo do caráter híbrido do Teatro de Animação, o presente estudo analisa aspectos de procedimentos criativos que se apresentam como especificidades na trajetória do ator rumo à criação da cena nesta linguagem. Para tanto, vale-se de pesquisa de campo realizada nos seguintes grupos teatrais dedicados ao Teatro de Animação e atuantes na cidade de São Paulo: Cia. Truks, Sobrevento, Morpheus Teatro e Seres de Luz Teatro. Neles foram observados processos de criação de espetáculos, bem como procedimentos em treinamentos e oficinas. O estudo ampara-se ainda em pesquisa de escopo teórico referente às relações estabelecidas entre artes plásticas e cênicas no Teatro de Animação contemporâneo e aos métodos de trabalho e preparação do ator, bem como aspectos concernentes a sua atuação com objetos, bonecos, máscaras e outros materiais. O resultado revela uma reflexão verticalizada em direção às particularidades que se apresentam nos procedimentos de criação da cena pelo ator-manipulador. (AU) | |
Processo FAPESP: | 07/56797-3 - O ator do teatro de bonecos contemporaneo: da confeccao do objeto a cena. |
Beneficiário: | Kely Elias de Castro |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |