Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo comparativo do tempo de tratamento em pacientes com e sem apinhamento nos casos de má oclusão de Classe II tratados com extrações de quatro pré-molares

Texto completo
Autor(es):
Lucas Nunes Bastos Curty Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Guilherme dos Reis Pereira Janson; Arnaldo Pinzan; Danilo Pinelli Valarelli
Orientador: Guilherme dos Reis Pereira Janson
Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar o tempo de tratamento em pacientes com e sem apinhamento apresentando inicialmente má oclusão de Classe II tratados com exodontia de quatro pré-molares. A amostra do estudo foi selecionada a partir do arquivo de modelos de gesso iniciais e pastas de pacientes já tratados na Faculdade de Odontologia de Bauru, no Departamento de Ortodontia. A amostra selecionada foi composta de 57 pacientes e dividida inicialmente em dois grupos. O grupo 1, que não apresentava apinhamento ou apresentava um leve apinhamento de 0 a 3 mm, foi constituído de 23 pacientes sendo 11 do gênero masculino e 12 do gênero feminino com idade inicial média de 13,13 anos (idade mínima de 10,67 e máxima de 18,25). O grupo 2, que apresentava apinhamento igual ou maior a 4 mm, foi constituído de 34 pacientes sendo 19 do gênero masculino e 15 do gênero feminino com idade inicial média de 13,07 anos (idade mínima de 11,08 e máxima de 18,33). Para comparar os tempos de tratamento dos grupos, a análise estatística feita foi o teste t, pois os dados obtidos apresentavam uma distribuição normal. Os resultados mostraram que não há diferença estatisticamente significante entre os tempos de tratamento do grupo 1 (2,51 anos) e do grupo 2 (2,49 anos). Sendo assim, os resultados sustentam a ideia de que o principal fator responsável pela semelhança entre os tempos de tratamento é a necessidade da correção anteroposterior do molar, que é igual para ambos os grupos. (AU)

Processo FAPESP: 11/16495-3 - Estudo comparativo do tempo de tratamento em pacientes com e sem apinhamento nos casos de má oclusão Classe II tratados com extrações de quatro pré-molares.
Beneficiário:Lucas Nunes Bastos Curty Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado