Busca avançada
Ano de início
Entree


Níveis plasmáticos hormonais e crescimento muscular de bovinos superprecoces recebendo somatotropina bovina recombinante (rbST)

Texto completo
Autor(es):
Rafael da Costa Cervieri
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Mario de Beni Arrigoni
Resumo

Objetivando estudar o efeito da somatotropina bovina recombinante (rbST) sobre o desempenho, características de carcaça e concentrações plasmáticas de IGF-I e hormônios tireoideanos, trinta e seis bezerros mestiços ½ Angus-Nelore, com idade inicial de 63 ± 17 dias e pesando 76,8 ± 14,7 kg, criados em pastagens de Brachiaria decumbens e suplementados em creep feeding, foram submetidos a dois tratamentos até a desmama (217 dias) sendo que dezoito bezerros receberam 1,4 mg/kg de rbST (Boostin®) a cada 14 dias e dezoito bezerros controle receberam solução salina. As pesagens e colheitas de sangue foram realizadas a cada 28 dias e, à desmama, foram abatidos cinco animais de cada tratamento para avaliação das características de carcaça. Os animais suplementados apresentaram maior ganho de peso médio diário e peso vivo final, maiores concentrações plasmáticas de IGF-I e T4 em relação ao controle. Os parâmetros peso de carcaça quente, rendimento de carcaça, pesos de traseiro e dianteiro, gordura peri-renal, peso de fígado, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, pesos dos músculos do quarto do traseiro e concentração plasmática de T3 não diferiram significativamente entre os tratamentos. A utilização de rbST propiciou aumento de 7,9% no ganho de peso vivo e alterou o perfil hormonal de bezerros suplementados em creep feeding durante a fase de cria, não refletindo, entretanto, em maior peso ou rendimento de carcaça. (AU)

Processo FAPESP: 00/02751-3 - Efeito da suplementação de somatotropina bovina recombinante (rbST) e diferentes níveis de proteína degradável no rúmen no desempenho, níveis plasmáticos hormonais e na caracterização e expressão das fibras e proteínas musculares de bovinos superprecoces
Beneficiário:Rafael da Costa Cervieri
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado